Aconteceu ontem (13) reunião virtual entre ESF (UFRN), Seapac e famílias acompanhadas


Reunião virtual para apresentar o biodigestor às famílias acompanhadas do município de Lajes Pintadas-RN.

A ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), realizaram uma reunião virtual com o objetivo de apresentar o Projeto Biodigestor aos agricultores familiares. No total, foram 16 famílias acompanhadas pelo Seapac, núcleo Trairi, que participaram do encontro através da plataforma GoogleMeets, além de técnicos do Seapac e de Ian Macedo Silva, representando o grupo ESF de Natal (RN). Juntos, eles dialogaram sobre a tecnologia social, que é capaz de realizar a produção de biogás e/ou biofertilizantes à partir de compostos orgânicos.


Foi conversado, também, sobre a possibilidade da substituição, por parte das famílias agricultoras, do gás de cozinha (GLP) pelo biogás, e o uso do biofertilizante, subproduto do biodigestor, como adubo orgânico. "Ainda estamos no processo de discussão com as famílias. Algumas famílias já estão se dispondo à permitir a implementação do biodigestor em suas residências para economizar o dinheiro gasto com o GLP, além de dar destino correto aos dejetos dos animais, produção de biofertilizante e a proteção ao meio ambiente", disse Damião Santos, animador de campo do Seapac, que também esteve presente na reunião.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Está aberta a seleção de um profissional de nível técnico, na área agrícola, para atuação no projeto "Água, Semente da Vida: tratamento e reuso de águas cinzas", que será desenvolvido no território Al