250 cientistas confirmam a origem humana das mudanças climáticas


Antônio Guterres, Sec. Geral da ONU (Foto, AFP)

Chega de fake News sobre o clima. "O aquecimento global é de origem antrópica", afirma a carta, já assinada por 250 cientistas italianos, endereçada aos mais altos cargos do Estado, porque é urgente e fundamental enfrentar e resolver o problema das mudanças climáticas. É necessário agir rapidamente para reduzir drasticamente as emissões de gases estufa, atingindo a meta de zero de emissões líquidas até 2050 (ou seja, que o dióxido de carbono emitido pelas atividades humanas seja equivalente àquele que os ecossistemas são capazes de absorver).

A carta, baseada em dezenas de milhares de estudos realizados em todos os países do mundo pelos cientistas mais credenciados que trabalham no tema da mudança climática, quer ser uma resposta ao documento, datado de 17 de junho, e assinado por um grupo formado quase exclusivamente por não-especialistas na ciência das mudanças climáticas, em que foi posta em discussão, com argumentos superficiais e errôneos, a ligação entre o aquecimento global da era pós-industrial e as emissões de gases de efeito estufa de origem antrópicas.


O Secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se nos últimos dias sobre a origem antrópica das alterações climáticas e a sua estreita influência nos países mais pobres. "Os governos de todo o mundo tomaram uma série de iniciativas, mas as pessoas e os países mais vulneráveis continuam a sofrer mais", consta em seu pronunciamento no qual descreve a situação relativa à realização dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em que todos os países do mundo se comprometem, até 2030, a pôr fim a toda forma de pobreza e a lutar contra as desigualdades e as alterações climáticas. "De acordo com as estimativas atuais, é mais provável que os muito pobres cheguem a 6%, ou seja, 420 milhões de seres humanos. Nesse sentido, os conflitos e os desastres naturais contribuem de maneira determinante", destacou Guterres.


Em vista da Cop25 programada para dezembro em Santiago do Chile, o secretário da ONU convocou uma reunião sobre a emergência climática de 21 a 23 de setembro em Nova York com o tema: "Encontro de cúpula sobre a ação climática: uma corrida que podemos vencer. Uma corrida que devemos vencer”.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN