Água do sistema de reuso é usada para irrigar palma forrageira


Quintal de plantio consorciado de forragem com palma, moringa e leucena, irrigado com água de reuso (Foto cedida)

Famílias dos municípios de Encanto e São Miguel, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, estão conquistando sistema simples e eficiente de reuso de águas cinzas, implementadas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac). Ao todo, são 11 sistemas já instalados no município de Encanto, beneficiando 15 famílias, e 10 no município de São Miguel, beneficiando 13 famílias. Além dos 21 sistemas de Encanto e São Miguel, outros 32 serão instalados em famílias de 16 municípios do Projeto Semeando Esperanças do Alto Oeste, em desenvolvimento com recursos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Essas 32 famílias funcionarão como Unidades Demonstrativas.


As águas cinzas são captadas das pias, do banho e da lavagem de roupas, passam por uma caixa de gordura e são canalizadas para um biodigestor anaeróbico. Depois do processo digestor, as águas passam por um filtro e são canalizadas para outro tanque, de onde são usadas através de uma bomba de meia polegada na irrigação de verduras (tomates, quiabos, beringelas, entre outras), fruteiras e forragens para animais.


É exatamente isso que famílias de Encanto estão fazendo, depois de conquistarem o sistema de reuso de águas cinzas. Na comunidade Senharão, de Encanto, os agricultores estão usando a água do sistema digestor para irrigar a palma forrageira e fruteiras. A água que sai do sistema digestor é altamente rica em nutriente para as plantas.

Mais fotos (cedidas):


0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN