Passagem das Traíras tem 4 problemas e precisa de reparos


Barragem Passagem das Traíras (Foto cedida)

Em reunião na manhã desta sexta-feira (10/05) foram apresentados

Os principais problemas encontrados na parede da Barragem Passagem das Traíras, situada entre os municípios de São José do Seridó e Caicó, foram apresentados na última sexta-feira, 10 de maio, em evento realizado no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó. Estavam presentes representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, Defesa Civil, Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e Agência Nacional de Águas (ANA), além de prefeitos, vereadores e da sociedade civil do Seridó.


O diagnóstico foi apresentado pela empresa Acquatool Engenharia, responsável pelo contrato junto ao Governo do RN, que fez o estudo em toda área da barragem. De acordo com o estudo, a parede tem quatro problemas principais: falta de execução de concreto de face – ao longo do paramento de jusante nas áreas das seções não vertedoras; ausência de injeções impermeabilizantes – nas fundações da barragem; seções da barragem não seguras – para cargas usuais e não usuais; e drenagem interna deficitária.


A principal intervenção a ser realizada será a abertura de uma fenda na ombreira direita, visando evitar o acúmulo de água e permitir uma análise maior sobre o estado da fundação do açude. “Eu sei que a situação de falta d’água é preocupante para a região, mas a solução que nós apresentamos é a abertura de uma fenda, de forma temporária, na parede da barragem para que a água possa escoar e não acumular. Esse é o primeiro passo para a recuperação do reservatório. Caso venha uma cheia muito súbita, nós não temos condições de guardar, de barrar. As tomadas d’água da barragem são restritas e passaríamos uns setenta dias com ela cheia e correndo um risco muito elevado de estabilidade”, explicou Pedro Molinas, engenheiro da empresa responsável pelos estudos. A abertura da fenda já é o início da recuperação, mas a empresa ainda vai entregar à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) o projeto da recuperação total do reservatório.

Fonte: http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br

22 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN