Fóruns da Serra de Santana visitam sistema da CAERN na Armando Ribeiro


Bomba de captação da água na Barragem Aramando Ribeiro (Foto: Saywky Sam)

Representantes dos Fóruns Municipais de Associações Rurais da Serra de Santana, região Seridó do Rio Grande do Norte, realizaram uma visita de campo ao Sistema Adutor da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) que abastece as comunidades da Serra. A visita ocorreu na última quarta-feira, 29 de agosto. Estiveram representados os fóruns de Tenente Laurentino Cruz e de Lagoa Nova, Sindicatos Rurais, CONISA, agricultores familiares, Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Assú e representantes do SEAPAC.


O objetivo foi conhecer o Sistema Adutor e o ponto de captação de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a Estação de Tratamento de Água (ETA)/Estação de Bombeamento nº 1 (EB1) - CAERN, local da primeira parada. Os visitantes conheceram o processo inicial de filtragem e tratamento da água, além do bombeamento feito para atender as famílias da Serra de Santana.

Na Barragem Armando Ribeiro, visitaram o ponto de captação da água. “Observamos que o ponto atual de captação da água já está se esgotando, com previsão de suportar mais ou menos 30 dias”, relataram os visitantes. Eles provocaram a CAERN no sentido de se preparar proceder a mudança do local da bomba de captação para outro de maior profundidade. Especialistas da CAERN acompanharam os visitantes e esclareceram as dúvidas que surgiram.


Nessa visita, eles conheceram as obras da Barragem da Oiticica, no Município de Jucurutu. Técnicos do SEAPAC contaram um pouco da história de resistência do Movimento dos Atingidos pelas Obras da Barragem, e mostraram a obra social, fruto da luta coletiva das famílias, além da obra física da Barragem. Os visitantes também conheceram a comunidade Barra de Santana e um pouco da história das famílias que incansavelmente lutam pelos seus direitos.


O momento serviu como exemplo, principalmente para os Fóruns de Associações, que iniciaram, na Serra de Santana, há pouco mais de um ano, a luta pelo direito a água. “Foi sem dúvidas, um momento muito enriquecedor para todos nós”, afirmaram.

Fotos: Saywky Sam



3 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN