Estudo analisa viabilidade econômica-ecológica de agrossistemas


Um dos momentos do evento (Foto: www.aspta.org.br)

A região da Borborema, na Paraíba, está recebendo a visita dos consultores Gustavo Martins e Cinara Dell’Arco, no período de 10 a 17 deste mês, como parte do processo de produção de um estudo sobre a viabilidade econômica-ecológica de agrossistemas em diferentes realidades do país. O território é onde atua o Polo da Borborema, rede de 13 sindicatos de trabalhadores rurais que há mais de 20 anos trabalha pelo fortalecimento da agricultura familiar agroecológica com a assessoria da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia.


A iniciativa da pesquisa é do consórcio formado pela AS-PTA na Paraíba e por outras cinco organizações de promoção da agroecologia, dos estados do Maranhão (Tijupá), Ceará (Esplar), Bahia (Sasop) e Minas Gerais (Rede). Estas organizações, na década de 1980, fizeram parte da articulação Projetos de Tecnologias Alternativas, a chamada Rede PTA e hoje compõem a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). As organizações são parceiras da entidade de cooperação internacional alemã Pão para o Mundo (Brot für die Welt) que financia o estudo.


O consórcio tem como objetivos facilitar a gestão dos projetos apoiados, trabalhar na construção de redes e fortalecer a incidência política no tema da agroecologia, além de trazer mais visibilidade para a temática. O estudo conta com dois consultores para cada grupo de dois estados e está utilizando o Lume, um método de análise sobre as estratégias de produção e reprodução econômica e ecológica da agricultura familiar, que permite o estabelecimento de ambientes de construção compartilhada de conhecimento com as famílias agricultoras e com organizações parceiras com as quais trabalha.

Fonte: http://aspta.org.br

17 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN