Climatologista faz previsões otimistas para inverno no Nordeste


Climatologista Luiz Carlos Molion (Foto: www.marcosdantas.com)

O climatologista Luiz Carlos Molion, num áudio publicado pelo blog do Marcos Dantas, de Caicó, faz previsões otimistas para o período chuvoso deste ano, no Nordeste Brasileiro. “Na minha visão, vamos continuar tendo chuvas, no período de fevereiro, e até acima da média, e também em março e abril, com chuvas regulares”. Essas chuvas, segundo o climatologista, estão associadas ao deslocamento, para o sul, da Zona de Convergência Intertropical. Luiz Carlos Molion afirma que “essas chuvas, no caso relativas à Zona de Convergência Intertropical, podem se estender até maio e, talvez, até o início de junho”, comentou.


Céu em Caicó-RN, na tarde de ontem, 02 de fevereiro (Foto: José Procópio)

Para o climatologista, isso vai acontecer porque as temperaturas vão permanecer baixas entre maio e início de junho. “Então, 2020 será de chuvas dentro da média em alguns lugares, e até acima da média em outros”, assegura. Luiz Carlos também faz uma projeção a longo prazo, em relação às chuvas na região Nordeste. “Na tendência de longo prazo, entre 2020 e 2032, não há previsão de nenhuma catástrofe, de nenhuma seca, embora haja a possibilidade de anos com chuvas abaixo do normal”, afirma.


Sobre essa previsão, ele afirma que “poderemos ter anos com 10 a 20 por cento de chuvas abaixo do normal, assim como anos com 10 a 20 por cento de chuvas acima do normal”. Na avaliação que fez, ele afirma que os casos de 10 a 20 por cento de chuvas acima do normal serão mais frequentes, neste período.

Fonte: https://marcosdantas.com/

32 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN