top of page

Agricultores Familiares recebem Certificação de Produção Agroecológica, em São Miguel/RN



Na última quarta-feira (26/08), o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), deu continuidade ao processo de Certificação Participativa da Produção Agroecológica de algumas famílias acompanhadas no Alto Oeste Potiguar. As primeiras Unidades Produtivas Familiares (UPFs) visitadas, foram as de Cláudia & Didi e Sandra & Jonas, na comunidade de Bonito, em São Miguel/RN.


Os agricultores familiares, já haviam recebido algumas recomendações, sugeridas pelo Seapac no Alto Oeste, em uma visita anterior, adequaram sua área produtiva conforme o que havia sido conversado e estão aptos a receberem o selo de produção orgânica de acordo com a legislação vigente sobre o tema, enquadrando-se na segunda categoria – Certificação Participativa. Essa certificação das famílias agricultoras acontece através da Rede Xique-Xique, que é a Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (OPAC), e do Ministério da Agricultura.


A certificação acontece por meio de Sistema Participativo de Garantia (SPG), no qual são realizadas visitas entre agricultores, consumidores e uma equipe técnica, verificando se o sistema de produção está em conformidade com a legislação, em um primeiro momento. Estando tudo em conformidade, após todas as etapas, as famílias recebem um selo de produção agroecológica e orgânica, o qual permite que a família produtora venda também para estabelecimentos comerciais e programas governamentais, além da comercialização direta em feiras livres.

42 visualizações0 comentário
bottom of page